Apresentação

As organizações são formadas por pessoas, que possuem razão e emoção. Na gestão empresarial, as decisões são realizadas constantemente pelos líderes formais, sendo impossível separar os aspectos inerentes à condição humana.

É difícil imaginar um agrupamento humano sem a presença de um líder, visto que este é o norteador do caminho a ser seguido pelo grupo, servindo de exemplo, fonte de inspiração para os demais. A liderança está associada à destaque e capacidade, porém, a essência deste fenômeno é o seu poder de influência.

Não há como mapear características de grandes líderes do passado e dizer que uma pessoa que tenha quesitos similares serão líderes também, pois a liderança depende de outros fatores, como o grupo e o contexto inserido. Porém, vale afirmar que certos talentos são importantes para uma liderança efetiva.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Cinco passos para ser líder segundo César Souza

"Cada vez que duas pessoas interagem, a relação de liderança se faz presente, pois alguem está sempre tentando influenciar os demais". (VOCÊ S/A, Abril 2008)

César Souza em seu livro, O Caminho das Estrelas, mostra os cinco passos (mapa) para enfrentar situações incômodas e se sair bem no trabalho. A figura poderosa e distante está com os dias contados, pois o bom exercício da liderança deve ser constante.


1. Defina onde aonde você quer chegar

- Tenha objetivos e metas claras compartilhando-as com as pessoas.

2. Veja a estrela que há nos outros
- Faça o seu sucessor. "O comandante faz-tudo é coisa do passado".
- Identifique e forme novos líderes.

3 - Cuide do todo, não apenas da parte.
- Interaja com todos os níveis hierárquicos.
- Crie pontes de comunicação com clientes, fornecedores e acionistas.

4 - Faça mais que o combinado.
- Realize as metas. Depois, supere-as. Saiba o valor do trabalho em equipe.
- Líderes incentivam cada um a fazer o seu melhor, porque dão o seu melhor.

5 - Inspire pelos valores.
- Tenha um código de conduta e aja de acordo com ele.
- Estimule na empresa a integridade, o respeito, a transparência, o aprendizado contíno, a proatividade e a inteligência.

César Souza é consultor, palestrante e presidente da Empreenda, autor de “Você é o Líder da Sua Vida?”. Apontado pelo World Economic Forum como um dos “200 Global Leaders for Tomorrow”.

Esse post foi baseado na matéria da Rosana Tanus (VOCÊ S/A, Abril 2008). Deixe o seu recado a respeito dos cinco passos!!!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Ola
Foram otimas as 5 dicas para ser um bom lider.
Eu acho que ficou um pouco resumido deveria colocar alguns tropico do livro dele para encorporar melhor o texto.
'Tem um erro simples e besta gramatical confundindo com o espanhol no trecho "...Cesar EN seu livro..."
dos outros estão otimos
pode discutir ideias com essa pessoa, nesse site http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/dinamico/anteriores.asp?pagina=15&id=75®istros=6&corseparador=ECE9D8&nomepagina=Max+Gehringer&OAS_sitepage=sgr%2Fsgr%2Fradioclick%2Fradiosam%2Fcbn%2Fmaxgehringer2&rss=%2Fcbn%2Fcomentarios%2Fmax%2Exml

flw

Unknown disse...

nossa! perfêito o post! dicas muitu importantis! nem múito outroz eros di portogueis ia faser com qui essi brog de vôceis perdessem hem cualidade!
parabeins!!!

já dí o recado!
agora vôceis tem duas ipóticas. deletar ou haceitar o comentarió!

bregadu!

ferreira!

Unknown disse...

Muito legal, parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo!

Abraço e sucesso a vocês!

Ronaldo viera disse...

businessnet rede relacionamentos empresariais

Nossa missão será permitir que suas portas sejam abertas pelos seus próprios contatos, provendo as mais modernas ferramentas virtuais para tal. Você verá aqui que sua rede é maior e pode ajudar sua empresa muito mais do que se imagina.
Nossa filosofia é baseada em:
Redes, comunidades, negócios, relacionamentos entre empresa, fornecedor e cliente. Estamos focados no que há de mais moderno no mundo, para ajudar sua empresa a desenvolver seus projetos de sucessos e conquistar novos mercados.
A resposta é: Relacionamentos ... monte sua pagina de negocios


Essa é a nossa missão.. www.businessnet.com.br http://www.youtube.com/watch?v=zlGlLp324NM ou esse link http://www.businessnet.com.br/beta01/portfolio/vitrine_Businessnet.pdf muito obrigado...